ARTIGOS  (Se você deseja publicar seu artigo aqui, entre em contato conosco no menu contato)

Área temática: Mídias na Educação, Tecnologias na educação, Capacitação de Professores para aplicação das TICs e Mídias.

  

 

F F F F F

 

 

Título: Educação a Distância em Porto Velho: Arquitetura Pedagógica e Análise de Investimento Discente.

Autor(a): Diane Silva Santos, Joselia Fernandes e Márcia Moreira de Souza.

Resumo: Artigo teórico-empírico que expõe a arquitetura pedagógica e a relação investimento financeiro em formação acadêmica versus payback (tempo de recuperação do investimento) conectados como temas emergentes a modalidade EAD - Educação a Distância. Aponta-se que a arquitetura pedagógica é referida por uma terminologia variada que inclui:Desenho Pedagógico; Desenho Instrucional; Design Pedagógico; Design Instrucional; Pedesign e Arquitetura de Conteúdos; todas com forte convergência para a EAD embora não seja exclusividade desta modalidade.Situa a educação superior virtual dentro de uma nova dinâmica da economia. Outrossim, identifica a oferta de cursos de graduação via EAD na cidade de Porto Velho, levanta osvalores médios do investimento total na formação (graduação) por modalidade de titulação acadêmica (Bacharelado, Licenciatura ou Tecnólogo) e relaciona-os com o Payback. Para tanto, metodologicamente se utilizou de pesquisa bibliográfica e coleta de dados publicados nos websites das IES – Instituições de Ensino Superior listadas no Portal E-MEC (http://emec.mec.gov.br). Nos resultados, destaca-se curiosamente que: O investimento maior (bacharelados) é recuperado em médio prazo; O investimento intermediário (licenciados) é recuperado em mais longo prazo; O investimento menor (tecnólogos) é recuperado em curto prazo.

Palavras–chave: Educação a Distância; Arquitetura Pedagógica; Educação Superior; Payback.

{ Download }

 

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

 

Título: Mídia na educação, uma experiência nas classes multisseriadas no município de Ariquemes – RO.

Autor(a): Claudia Alves Mendes Silva.

Resumo: O artigo apresenta trabalho de capacitação para professoras que atuam no meio rural em classes multisseriadas do município de Ariquemes – RO, cujo objetivo foi prepará-las para utilização integrada de alguns recursos tecnológicos (Computador e Câmera fotográfica) e mídias (Rádio, Internet e Jornal Impresso) para o enriquecimento das atividades escolares, considerando as peculiaridades das escolas do campo. O procedimento metodológico basicamente consistiu de oficinas de aplicação de mídias na educação.  Potencializa novas formatações e elementos à mídia impressa como forma bastante acessível de integrar e expor as tecnologias nas classes campesinas. Culmina na elaboração de um jornal impresso publicando o trabalho das escolas envolvidas no projeto, contendo informações da comunidade, da escola e do meio onde estão inseridos. 

Palavras–chave: Capacitação de professores; Mídias na Educação; Tecnologias; Recursos pedagógicos.

{Downl oad}

 

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

 

Título: Oficinas de produção colaborativa de tutoriais impressos e website: Capacitação de professores das escolas estaduais de Ouro Preto do Oeste – RO, sobre recursos pedagógicos baseados em Internet.

Autor(a): Luciana Freitas dos Santos Raposo.

Resumo: Este artigo apresenta trabalho realizado com professores de Escolas Estaduais de Ouro Preto do Oeste - Rondônia, que identificou o interesse dos mesmos por recursos pedagógicos baseados em Internet (resultando mais recorrentes os Websites, Blogs, Wikis) e aplicou-lhes oficina de produção colaborativa de tutoriais com caráter didático-instrucional-educativo para que os insiram em sua prática docente usando integradamente mídias, propriamente a mídia impressa (encarte no jornal da escola quando disponível) e mídia eletrônica (website criado para este fim). Relataram preliminarmente a “falta de tempo para planejamento e a não capacitação” como principais fatores para o não uso de tais recursos. Todavia, já durante as oficinas, 20% dos participantes passaram a aplicá-los, como se pôde constatar acessando os seus Blogs. Quanto a eficácia de suas produções nas oficinas observou-se 100%, verificável nos tutoriais anexados.

Palavras-chave: Aprendizagem Colaborativa; Internet; Ensino-aprendizagem; Recursos pedagógicos; Capacitação de professores. 

{Download}

 

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

 

Título: Rádio e Podcast na Escola Capitão Silvio de Farias: Jaru – Rondônia.

Autor(a): Elizabety Leite Ferraz.

Resumo: O artigo relata a reestruturação de uma Rádio Escola (infra-estrutura, programação e proposta pedagógica) integrando-a a Internet (via Podcast), norteando-se nos princípios de aplicação das mídias na educação, com ênfase ao desenvolvimento da comunicação oralizada, entretenimento, cidadania, interação da comunidade escolar, além do estímulo à leitura e escrita na formulação de pautas e notícias, promovendo uma educação mais dialógica. Procede uma “triangulação de dados” (Observação participativa=pesquisador; Avaliação formativa=aluno; Avaliação indireta=professores) cujos resultados apontam vantajosas mudanças que estas mídias podem trazer se incluídas no processo de ensino-aprendizagem. Sintetiza os resultados em: Dificuldades observadas; Pontos positivos no envolvimento dos professores; Benefícios resultantes à comunidade; Considerações e sugestões viabilizadoras sobre a continuidade do recurso tecno-pedagógico. 

Palavras-chave: Rádio Escola; Podcast; Internet; Interação escolar; Comunicação.

{Download}

 

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

 

Título: Computador/Internet, TV/Vídeo, integrados à prática pedagógica da rede de ensino municipal urbana de Ouro Preto do Oeste - Rondônia

Autor(a): Vadeilza Castilho de Araújo Bernert.

Resumo: O artigo faz abordagem da pesquisa-ação a respeito do Computador/Internet e TV/Vídeo como ferramentas (recursos) pedagógicas adjacentes ao processo de integração das tecnologias na educação. Expõe indicadores levantados sobre a disponibilidade de recursos, uso dos mesmos e capacitação dos professores da rede de ensino municipal de Ouro Preto do Oeste – Rondônia, quanto a tais recursos em sua prática pedagógica. Serviu-se da aplicação pedagógica de palestras como estratégia de envolvimento destes profissionais com a temática, oportunizando-lhes questionamentos, respostas e reflexões sobre a importância de conhecer e utilizar as tecnologias e mídias para a aprendizagem dos alunos. Outrossim, destaca e analisa introdutoriamente alguns indicadores dos quais ensejam alerta: Que apenas  aproximadamente 13% (treze por cento) dos participantes tenham relatado o uso de laboratório de informática e ainda que somente aproximadamente 6% (seis por cento) deram exemplo consistente de como integrar os referidos recursos e mídias.

Palavras-chave: Recursos pedagógicos; TV e Vídeo; Computador e Internet; Capacitação docente.  

{Download}  

 

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

 
Título: Nas ondas das mídias vou aprendendo a ser...

Autor(a): Marlene Correia Nakayama.

Resumo: Trata-se de um projeto de ensino realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Jardim das Pedras, no município de Ariquemes RO, com alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental. A partir do diagnóstico feito com esses alunos foi possível detectar que um número relevante de estudantes apresentava dificuldades na grafia, interpretação e análise de texto oral e escrito.  Constatou-se, também, por intermédio das produções realizadas durante o diagnóstico, que um número expressivo de alunos apresentava interesse pelas mídias material impresso e rádio. Assim, emergiu a idéia de construir um projeto de ensino que fizesse uso dessas mídias enquanto instrumentos de superação das dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos estudantes, possibilitando aos alunos e professores a percepção da relevância do uso das mídias como instrumento educacional.

Palavras-chave: Mídias; dificuldades de aprendizagem; superação de dificuldades; ensino-aprendizagem.

{Download}  

 

 

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

 
 

 

 

Procurar no site

Traduzir esta página